Apr 16, 2010

Nasceu a Katherine Ann Zustiak

Este e' o tesouro mais precioso dos meus queridos amigos Silviya e Matt. Chama-se Katherine (nome escolhido para poder ser bem pronunciado pela familia Americana e Bulgara) e nasceu 'as 5pm do dia 16 de Abril 2010. Katherine Ann Zustiak nasceu com 7lbs 1oz, 20.6 inches. Saudavel e bem comprida, e' uma bebe lindissima.

No dia seguinte nao hesitei para ir ve-la ao Hospital. Que dia inesquecivel.

Apr 13, 2010

"Science Technology and I" by PAPS

PAPS e' a Portuguese American Post-Graduate Society, 'a qual pertenco ha cerca de 3 anos. Foi uma surpresa quando descubri que existia este grupo que permite uma ligacao a Portugal. Programas entre Universidades Portuguesas e Norte-Americanas fazem crescer os membros desta Sociedade cuja existencia ja conta com 10 anos.

Pela primeira vez consegui ir ao Forum Anual da PAPS, este ano em Pittsburg no estado da Pensilvania, na famosa University Cornegie Mellon. O tema foi "Science Technology and I" e o programa estava muito bem elaborado com imensos topicos a apresentadores interessantes.


  • Dr. Mariano Gago, Keynote address
  • Manuela Veloso, Professora de Computer Science na Cornegie Mellon
  • Miguel Amado e Joana Ricou, curador e artista, no topico "Science, Technology and Art"

Vale a pena espreitar a obra que a Joana tem desenvolvido. Eu fiquei apaixonada pelo trabalho dela!

  • Raphael Costa, Historiador da Universidade York em Toronto, no topico "Science, Technology and Society"
  • Claudia Ferreira, cientista @ Hovione, e Vasco Colais Pedro, co-fundador e CEO da Bueda Inc., no topico "Science, Technology in Industry and Academia"

e por ultimo, durante o Jantar de Gala:

Vale a pena espreitar este projecto, tocou-nos a todos a obra desenvolvida por esta mulher de 33 anos com um coracao do tamanho do mundo. Irei falar mais sobre esta obra!

"Ciencia Hoje" falou do Forum....


**********
Tivemos a participacao do Ministro da Ciencia e Tecnologia, Dr. Mariano Gago, que nos presenteou com factos historicos que marcaram a evolucao da ciencia no nosso pais, acima de tudo desde o 25 de Abril. A imancipacao da mulher permitiu o seu envolvimento na Ciencia, foi um dos factos obvios.

Foi pena, no entanto, perceber que o Sr. Ministro esta' mal informado relativamente ao facto dos "cerebros" Portugueses, principalmente os ligados 'a Ciencia e Tecnologia, estarem a sair do pais. Disse-nos que isso acontecia a uma pequena minoria e que havia incentivos suficientes no nosso pais para naos os fazer sair. Pois eu sei que a nossa Ciencia e' de qualidade e tem evoluido bastante ao longo dos anos, mas os numeros que o Sr. Ministro falou nao fazem qualquer sentido com a realidade em que eu e muitos outros como eu vivemos. Fale a pena espreitar a noticia do Publico, onde eu tambem comentei.