Sep 25, 2011

Monticello & University of Virginia: home of Thomas Jefferson


 Monticello e’ uma propriedade localizada perto de Charlottesville, no estado da Virginia. A casa foi desenhada por Thomas Jefferson, o 3o Presidente dos Estados Unidos e principal autor da Declaracao da Independencia do pais. A sua inspiracao foi fruto do seu fascinio pelos principios neoclassicos descritos nos livros do arquitecto Renascentista italiano Andrea Palladio. Monticello significa “pequena montanha” em italiano.
 A imagem do lado oeste aparece na coroa moeda de 5 centimos (nickel) desde 1938.

Jefferson era um historiador de botanica e biologia. Os lindissimos 5,000 acres de plantacoes e jardins foram desenhados por si.
Jardins de escravos eram uma parte integral da plantacao. Escravos vendiam os seus productos e recebiam pagamento e experiencia dos negocias como resultado do seu trabalho no campo e criacao de galinhas. Ha registos que a propria familia Jefferson comprava estes productos aos seus escravos. Era sabido que Jefferson nao concordava com a escravatura e que, apesar nao lhe ter visto o fim em vida, tratava melhor os seus escravos do que a maioria dos senhores.
Podem ser visitados e apreciados com a ajuda de guias que, voluntariamente, nos acompanham numa viagem no tempo incluindo Historia, biologia, politica e muita cultura. Enquadrando todos estes factores na maravilha da Natureza e arquitectura faz-nos admirar ainda mais este homem que era um visionario.
Apos a morte de Thomas Jefferson, em 1826, houve um declinio natural dos jardins. Estes foram recuperados pelo Garden Club of Virginia desde 1938 com precisao historica.
Andei pelos caminhos apreciando os cheiros e imaginando como teria sido a vida naquele tempo.
Aconselho a visita e a nao perder a ida ao interior da casa (onde nao me deixaram tirar fotografias).

UNIVERSITY of VIRGINIA (UVA)

A UVA e’ uma universidade publica com optima reputacao em varias areas, principalmente nas areas cientificas (foi a 1a Universidade de Engenharia do pais) e de literatura inglesa. Foi fundada por Thomas Jefferson e construida de 1800-1819. Esta universidade e’ uma das oito Ivy League publicas. Nao so e’ o resultado de um visionario que institui o ensino superior no pais como ate aos dias de hoje se mantem no topo da lista das melhores instituicoes do mundo.
A UVA e Monticello foram declarados locais UNESCO World Heritage em 1987.
A Rotunda (imagem em cima) e’ o postal de boas vindas deste maravilhoso campus universitario. Tem metade da altura do Panteao de Roma, que foi a principal inspiracao para a sua construcao.
Todos os recantos e angulos sao magicos. Todos ajudam na inspiracao… academica ou boemia.

Edgar Allan Poe, famoso escritor, frequentou a UVA em 1826. O seu quarto foi transformado como era na epoca e pode ser visto atraves de uma porta de vidro.

Este e’ um dos locais mais marcantes pela sua grandiosidade. Parece-se com um Coliseum.

Sep 24, 2011

Crab Feast com a PAPS

CrabFeast_PAPS_8 CrabFeast_PAPS_6

O nosso primeiro encontro deste ano foi comemorado no ambiente mais caracteristico de Maryland: Crab Feast! A comer caranguejo com vista para a baia da Cheasapeake. Lindissima vista e optima comida com boa companhia. Eramos a grande parte dos membros do nucleo de Washington DC da PAPS (Portuguese American Post-Graduate Society) e aproveitamos a oportunidade para nos conhecermos melhor e trocarmos impressoes da nossa vida por ca e projectos para futuro.

CrabFeast_PAPS_10

A conversa tambem se extendeu 'a forma como poderemos interagir com a Embaixada portuguesa, aqui em Washington, para que ambas as partes (PAPS e a Embaixada) possam beneficiar de uma base de dados de contactos. Sem duvida que os membros da PAPS poderao beneficiar imenso: os novos por poderem ser expostos a membros mais antigos e 'a sua experiencia, os mais antigos que poderao querer regressar a Portugal e nao conhecem meios (contactos na industria ou projectos que envolvem os dois paises que muitas vezes sao conhecidos pela a Embaixada) e os futuros membros que, ainda em Portugal, poderao beneficiar de informacao util na sua vinda para os EUA e facil integracao nesta sociedade.

 CrabFeast_PAPS_1 CrabFeast_PAPS_2 

CrabFeast_PAPS_3 CrabFeast_PAPS_4

CrabFeast_PAPS_5

           CrabFeast_PAPS_9       CrabFeast_PAPS_7

Em breve teremos mais encontros!

Sep 11, 2011

Remembering 9/11 @ Nova Iorque

O sol envergonhado escondeu-se de vez a meio da manha, nesta cidade que “nunca dorme”. Pois neste domingo, depois de se impedir o transito em todas as estradas de Lower Manhattan, so’ um som se ouvia: varias vozes, uma de cada vez, sucessivamente a dizer o nome de todas as vitimas que naquele local, ha precisamente 10 anos, tinham sido vitimas do maior ataque terrorista aos Estados Unidos.

NY_Sep11_10 NY_Sep11_11


Nunca vi tanta policia e servicos secretos concentrados. Era provavelmente a cidade mais segura do mundo.

NY_Sep11_12




NY_Sep11_13

    Durante a semana passada a radio nacional publica (NPR) foi preenchida de historias contadas na primeira pessoa sobre aquele dia ha’ 10 anos. Sobreviventes, familiares, bombeiros, policias, no Pentagono ou em Nova Iorque, politicos…

…todos se lembram daqueles minutos que se prolongaram em horas isoladas e marcaram a ultima decada.

NY_Sep11_14 NY_Sep11_15

NY_Sep11_59




Um grupo de corredores a demonstrar o seu patriotismo e apoio ‘as familias das vitimas.

NY_Sep11_57

NY_Sep11_40

NY_Sep11_27

NY_Sep11_65

NY_Sep11_67

   Apos uma corrida contra o tempo (que pode ser vista aqui) o memorial foi terminado a tempo desta cerimonia para a qual so’ os familiares das vitimas e um pequeno comite’ politico foram convidados. Todos os outros (como nos) ora por curiosidade ora para manifestar o calor humano neste momento dificil, encontravam-se do lado de fora do gradeamento. Tivemos acesso a um ecra gigante com imagens em directo do que se passava no local.

NY_Sep11_105

Esta foto mostra parte do Memorial noecra gigante que podia ser visto de fora do gradeamento que protege a area em construcao. NY_Sep11_116

VIDEO 1

VIDEO 2

    A poucos metros encontra-se a Capela de S. Paulo que sobreviveu ao desastroso dia de 2001, protegida por uma arvore centenaria. Serviu de casa de acolhimento a todos os bombeiros e outros voluntarios que, vindos de todo o pais ajudaram a cidade de Nova Iorque a levantar-se da poeira e dos destrocos, recuperando o no seu orgulho. Estas pessoas largaram temporariamente tudo para socorrerem os seus “irmaos” nova-iorquinos. Ha historias que sao exemplos de um humanismo heroico, mesmo que os proprios nao se considerem assim.

NY_Sep11_125 NY_Sep11_129

Deixamos uma mensagem no mar de palavras que ‘aquela hora da manha ja’ cobriam o gradeamento da Capela. Eu que ja la fui varias vezes, nunca antes tinha sentido o silencio profundo no meio de tanta gente. E’ o vazio do incredulo! E’ o sofrimento pelo inacreditavel! Tanta gente inocente que ali morreu. Neste local sao lembrados com bastante enfase os primeiros  bombeiros que chegaram ao local, ainda antes das torres cairem. Aqueles que salvaram muitos que hoje partilham o testemunho mas que nao conseguiram sair a tempo. Ainda hoje se lamenta que uma das razoes porque nao se conseguiu avisa-los foi porque os radios deles nao funcionaram dentro das torres.

NY_Sep11_131 NY_Sep11_149

   Um grupo de defensores de teorias da conspiracao escolheram este dia para se manifestarem, em frente ‘a Capela de S.Paulo, a dois quarteiroes da cerimonia, e lembrarem quem passava que quem orquestrou o atentado terrorista foi o Governo de Bush. Outros lancavam palavras de ordem ou pediam esclarecimento sobre questoes nunca respondidas. Partilho aqui algumas fotos que tirei aos cartazes:

NY_Sep11_121 NY_Sep11_142
 

   Foi um dia triste onde se recordou a altura em que o mundo mudou. Muitos, porem, preferem lembrar-se do que de bom nasceu por terem conseguido ultrapassar tantas adversidades resultantes da perda de familiares e da saude.

Sep 1, 2011

What is your mission?

"Your work is going to fill a large part of your life, and the only way to be truly satisfied is to do what you believe is great work. And the only way to do great work is to love what you do."

Steve Jobs

Chairman of Apple Inc.