Sep 1, 2010

Visita a casa… com emissao Nacional LIVE

Esta ida a Portugal foi rapida mas saborosa. Em 11 dias tive a oportunidade de ver a minha avo e primas em Marcelim (Cinfaes do Douro), matar saudades da minha terra Natal, V. N. Famalicao (distrito de Braga), passar uns optimos dias de praia no Algarve e ainda estar em Lisboa por um dia. Foram umas ferias, essencialmente, para ver a familia.

A minha ida a Lisboa teve uma historia engracada e bem fora do normal. O que me levaria a ir a Lisboa a meio das minhas ferias no Algarve? Deixar um dia de sol fantastico e alguns familiares e rumar de Alfa ao Cais do Oriente?

O meu blog foi descoberto! Recebi um e-mail, de um comentario no blog, perguntando se seria uma boa candidata para testemunhar uma historia de vida dos “Novos Emigrantes Portugueses”. Este era o tema que o programa “Tardes da Julia” da TVI estava a organizar. Com o intuito de mostrar que os emigrantes Portugueses da minha geracao nao saem do pais pelos mesmos motivos dos de ha' 50 anos. A jornalista contactou-me ao achar que poderia dar um testemunho enriquecido pelo facto de estar tao longe de casa ha' ja' 6 anos e ainda ter conhecido o meu marido portugues ca'.

O programa foi para o ar, em DIRECTO, no dia 13 de Agosto de 2010. Recebi o DVD com a gravacao esta semana e tentarei adicionar um link com o excerto da minha intervencao.

Foi uma experiencia diferente, que nunca contei poder ter. Apesar de ser um programa com pouca inclinacao para a parte especifica dos meus estudos ou trabalho ca' desenvolvidos, deu-me a oportunidade de revelar ao pais que apesar de ter abracado varios desafios ao vir para os EUA, com o objectivo de me especializar numa area pouco desenvolvida em Portugal, o nosso pais nao so' forma profissionais de qualidade que competem com outros de nacoes muito desenvolvidas cientificamente, mas tambem tem-se inovado com parcerias e financiamentos internacionais, tendo diminuido as diferencas no desenvolvimento cientifico com grandes potencias mundiais.

Adiei para o Natal o encontro com os meus amigos. Ate la’ vao-se usando as maravilhas da tecnologia.

1 comment:

Jorge Rocha said...

Olá priminha! :)
Todos adorámos ver-te na TV. Ideias claras e postura serena... e muito bonita! Vê: na impossibilidade de termos estado contigo, a TVI deu-nos este presente para compensar.
Muito bom.

Beijinho e um abraço ao Ricardo.