Jan 13, 2011

O meu Colégio grita SOS!!!

Eu sou uma ex-aluna do INA (Instituto Nun’Alvres). Da 3a classe ao 12o anos fiz parte de um sistema de educação que me criou alicerces de valores fundamentais a viver numa sociedade multi-racial, multi-religiosa e multi-diversificada, quer a níveis culturais como sócio-economicos. Daqui, do outro lado do Oceano, tenho sabido das notícias do meu (e outros) Colégio. Estou tristíssima! Se eles soubessem o que foi crescer no INA... Se só eles tivessem tido a oportunidade de beneficiar do calor humano que o corpo docente e não-docente sempre partilhou... Se fosse possível lhes fazer um download do impacto que actividades como Campinácios, Páscoa Inaciana, Caminhadas a Fátima, Noites Inacianas, Banco Alimentar, e muitos mais tiveram na transformação das personalidades e dos corações de tantos que, como eu, estamos espalhados pelo mundo.


Não conseguirão, estes homens de sabedoria e poder, identificar as fontes de boa qualidade de ensino no nosso país? Não saberão eles que dos nossos Colégios tem saído óptimos profissionais a ocupar as melhores Universidades do país? Ou melhor, não perceberão que mais do que o ensino dos livros, é preciso saber “educar para servir”! Sim, servir! Terão eles que rever as descrições dos seus postos de trabalho e verificar que este termo está incluido e que é a mais importante parte do seu trabalho?


Eu só peço a Deus que ilumine as mentes criadoras de leis e encorage quem as aplica para que caminhemos no caminho certo. Educação é muito mais do que o que se lê. É o que se vive, desde pequenino, e se tem a oportunidade de aplicar enquanto se cresce. É caminhar em frente sem deixar de olhar para o lado, onde podemos dar a mão ou receber uma ”flor”.


Termino com algo que nunca tive a oportunidade de fazer: OBRIGADA INA (ou Colegio das Caldinhas como e’ por muitos conhecido) PELA EDUCAÇÃO E SERVIÇO, PELO EXEMPLO E CARINHO, PELO APOIO E CONFIANÇA, que me fizeram uma pessoa mais completa e capaz de se transformar numa cidadã do mundo.

FORÇA!!!!!

9 comments:

said...

OBRIGADA do fundo do coração!
Um abraço de florinhas para ti
T

José Brito,sj said...

Muito bom. Obrigado Irina... e se vieres a Boston avisa :)

Anonymous said...

Linda, Irina! Obrigada pelo teu apoio mesmo do outro lado de atlântico! És , sem dúvida mais uma das boas pessoas que o INA formou!
Beijinhos.
Manuela Carneiro

Maria da Fonte said...

Obrigada pelo apoio. É por ti e por todos aqueles por ti, aqui personalizados, que EU e TODOS NÓS aqui no INA continuamos a acreditar que VALE a PENA!
Bj e tudo de bom.
Virgínia

Anonymous said...

Querida Irina, muito obrigada :)
Nós também não te esquecemos e temos MUITO orgulho em ti.
Beijinhos e saudades,
Rosinha Guimarães

Unknown said...

Muito bom Irina.

Já não te vejo ou falo contigo há muito muito tempo, engraçado ver como esta causa reactiva contactos!

Beijinhos

Anonymous said...

Obrigada Irina!

Também eu, como tu, fui aluna desta casa. Hoje estou ao teu lado a lutar pela mesma cau()sa, apesar de estar in loco. So far but so close together.

Beijo,

Cláudia Camposinhos

Anonymous said...

Olá Irina!
Que bom sentir-te do nosso lado..

um gd gd abraço

marta

Caramela said...

Palavras que saem do coração de quem vive amando e servindo.
Beijo