Oct 12, 2012

60 milhas de Emoção e Perspectiva

Missão: Sensibilizar o máximo número de pessoas da Luta contra o Cancro da Mama
Como?: Participando numa caminhada de 60 milhas (~97km), durante 3 dias, na fantástica cidade de Washington DC
Requisitos: Angariar no mínimo $2300 + preparação física.



Fez-se Magia... Família, amigos e colegas de trabalho ajudaram-me a realizar este sonho. Juntei perto de $3000 graças à generosidade de tantos. MUITO OBRIGADA!

Capitol
Ainda o sol não tinha nascido, estava eu e a Jessica (a amiga que me desafiou para esta aventura) na estação de metro a caminho desta fantástica aventura. 

Esperavam-nos 3 dias soalheiros durante os quais conhecemos recantos da cidade que nunca tinha visitado, fomos apoiados por gente fantástica que nos esperava na rua para nos agradecer por participar, falamos com outros participantes e conhecemos as suas histórias e o que os motivou a fazer parte desta iniciativa, e ainda aprendemos truques diferentes para angariar fundos.


Quando comecei estava convencida que o mais exigente (angariar fundos) já tinha passado mas não, caminhar 3 dias seguidos, acampando no Estádio da equipa de futebol de Washington (DC United) e interagir com pessoas extraordinárias, participantes e todos os que nos acolheram nas ruas, transformou-me. 


Conheci sobreviventes, familiares e muitos que caminharam em memória de alguém querido que perderam. Senti como a Vida é um dom que subestimamos quando distraídos na nossa rotina de pequenos problemas para resolver. Emocionei-me ao permitir conhecer tantas histórias de sobrevivência e força interminável que fazem de um ser comum, um verdadeiro herói. Este crescimento interior foi acompanhado por momentos de pura diversão e incentivo por parte da equipa de apoio ao evento: Crew.


Georgetown

Washington DC é uma cidade de eleição para um passeio destes. Percorremos os bairros mais pitorescos e requintados, atravessamos várias pontes passando por Arlington (cidade no estado vizinho Virginia) e alguns locais de Maryland (o outro estado vizinho da capital).


Jefferson Memorial, 
Washington Monument (atrás)







Várias paragens (chamadas Pit stops) serviram para que os participantes descansassem, comessem e fossem à casa de banho.





Washington Monument
Terminamos a nossa caminhada no Washington Monument em pleno coração da cidade.

O espírito dos que chegavam era mais leve do que as suas pernas ou o número de bolhas nos seus pés. No entanto era esse espírito que ficaria para sempre na memória. A cada passo mais sintonizados nos sentimos com a causa, a comunidade e os sentimentos de sobrevivência que tanto têm inspirado. 


Crew
NÓS NUNCA DESISTIREMOS
















Já na cerimónia de encerramento, todos retiramos os sapatos e levantamo-los em homenagem às vitímas que não poderam caminhar connosco. Aos sobreviventes que, apesar da sua história, estiveram connosco a cada passo.





Para ver mais fotos e alguns vídeos espreita o meu álbum no Picasa.


Susan G Komen for the Cure é uma organização que se dedica à Luta do Cancro da Mama desde 1982. Foi fundada por Nancy Binker, irmã de Susan, que lhe prometeu trabalhar no sentido de sensibilizar e ajudar mulheres vítimas desta doença via educacional e tratamentos e investigação. Hoje:
  • mais de 70% de mulheres com mais de 40 anos têm acesso a mamogramas, a forma mais eficiente de detectar Cancro da Mama num estado inicial. 33% decréscimo na mortalidade derivada a esta doença deste 1990, nos EUA; 
  • 99% taxa de sobrevivência para aqueles detectados cedo (74% em 1980);
  • > $850 millhões em financiamento governamental dedicado à investigação (somente $30 milhões em 1982);
  • mais sobreviventes - cerca de 3 millhões nos EUA, o maior grupo de sobreviventes de cancro.

No comments: