Jul 17, 2011

Dalai Lama visita Washington DC

A visita do Dalai Lama a Washington DC decorreu de 6 a 16 de Julho. O 14o Dalai Lama deu uma conferencia (Kalachakra) no ambito da Paz no Mundo no Pavilhao Desportivo da cidade (Verizon Center).
Eu nao podia perder a oportunidade de ouvir uma das figuras religiosas mais marcantes do nosso tempo.
O dia comecou ‘as 7 da manha com preces e reflexoes. O discurso informal de Dalai Lama durou uma hora e focou acima de tudo na Paz e Tolerancia entre povos.

O Pavilhao tinha curiosos (como eu), Tibetanos nativos que vivem nos EUA e americanos que se converteram ao budismo. Uma mistura muito interessante que me permitiu aprender mais sobre a cultura e tradicoes religiosas deste povo.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma das caracteristicas do Budismo que mais o distingue das outras religioes e’ o facto das pessoas serem educadas a saberem desprender-se das coisas materiais e das pessoas que mais amamos. Desprender nao significa nao amar ou apreciar essas pessoas, significa desenvolver a capacidade de aceitar que essas pessoas nao estarao connosco para SEMPRE; realidade essa que acontece a toda a gente.

Sand Mandala e’ uma fabulosa peca de arte feira de areia colorida. Foi criada no primeiro dia e, como parte do ritual budista, a sua destruicao decorreu no ultimo dia. Este processo simboliza a crenca doutrinal budista na transicao natural da vida material.

 

Parte da vinda de Dalai Lama ‘a capital foi o seu encontro com o Presidente Obama. O que acho mais dificil de perceber (por isso a minha curiosidade sobre a historia do Tibete) e’ a situacao politica e opressao religiosa da China sobre o povo tibetano.

Durante a tarde foi possivel assistir a um festival de musicas tradicionais tibetanas. Foi giro!

No comments: